Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Ervilhas

19.09.12

Eu nunca gostei de ervilhas. Nem na infância, nem com 36 anos. E tentaram que eu as comesse de toda a maneira. Dava-me vómitos. A cor, o cheiro… nada. Esta semana estava eu a pensar na vida e no meu novo estado, que tento não pensar. E ocorreu-me: “Vou fazer um creme de ervilhas” para servir ao jantar com pequenas tostas e cubinhos de presunto. Na altura, voltei a não pensar. Voltei a não pensar em como não gostava de ervilhas, como nunca as tinha tocado no prato, como as separava meticulosamente do arroz ou do ovo escalfado. Alguma coisa em mim tinha mudado mas eu não dera conta.

Uma batata, uma cebola, 500 gramas de ervilhas. Tudo na panela com pouco mais de 1 litro de água. A tampa fechada e eu a pensar se a minha filha da Primavera iria comer aquela sopa que, na verdade, seria um creme. Toda passadinha, como os seus 4 anos gostam. Ficou perfeita. Comi uma concha e estava adoçicada porque não abuso do sal e, se calhar, porque é esse o sabor verdadeiro das ervilhas (não sei). A filha da Primavera adorou e dizia no seu português abebezado: “está uma delícia esta sopa” enquanto a filha do Verão reclamava pela cor intensa verde. Ela gosta de sopas mais portuguesas, com coisas lá dentro, grão, pedaços de agrião…
Só dias mais tarde percebi a importância das ervilhas. De como podem ser sinal de mudança na vida de alguém como eu, nesta nova condição de desempregada. Que percebeu que é uma coisa estranha e difícil. Mas que também é uma forma de nos ajudar a conhecer um pouco melhor. A descobrir que, afinal, até conseguimos aprender a fazer boas sopas, depois de anos a comer as sopas da mãe. Mas tempo não falta agora. E há que ocupar a mente de todas as formas. Nem que seja com ervilhas… 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 16:17



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D